Oswaldo Goeldi

Oswaldo Goeldi, filho do cientista naturalista Suiço, Almílio Augusto Goeldi, nasceu na cidade do Rio de Janeiro em 1895, e permaneceu por um ano, até mudar-se para Belém ,Pará; e com seis anos, em 1901, mudou-se com a família para Berna, Suiça.


Em 1915, com vinte anos, cursa engenharia na Escola Politécnica, em Zurique, mas em 1917, matricula-se na "Ecole des Arts et Métiers" (Escola de Artes e Ofícios), em Genebra, a segunda cidade mais populosa da Suíça, após Zurique, mas também abandona o curso.

A seguir, passa a ter aulas na oficina dos artistas Serge Pahnke e Henri van Muyden.

No mesmo ano, realiza a primeira exposição individual, em Berna, quando conhece a obra de Alfred Kubin, sua grande influência artística.

Dois anos após, retorna para o Rio de Janeiro e começa a trablhar como ilustrador nas revistas Para Todos e Leitura Para Todos e Ilustração Brasileira, e no mesmo ano, realiza sua primeira individual no Brasil, no saguão do Liceu de Artes e Ofícios do Rio de Janeiro, mas a crítica local não compriendia seus traços fortemente expressionistas, que o fez se isolar do meio artístico carioca.

Em 1924, faz ilustrações para o jornal "O malho" e começa a se interessar pela gravura em madeira, e em 1930, lança o álbum "10 Gravuras em Madeira de Oswaldo Goeldi", e em 1937
faz desenhos e gravuras para jornais e livros, como Cobra Norato, publicado em 1937, com suas primeiras xilogravuras coloridas.
Em 1941, faz a série de desenhos " As luzes se apagam, agitam-se os monstros",e trabalha na ilustração de Obras Completas de Dostoievski, publicadas pela Editora José Olympio.
Em 1952, vira professor, na Escolinha de Arte do Brasil, e, em 1955, torna-se professor da Escola Nacional de Belas Artes, em Enba, no Rio de Janeiro, que fixa-se e abre uma oficina de xilogravura. Em 1995, o Centro Cultural Banco do Brasil realiza exposição comemorativa do centenário do seu nascimento.
Obras:


CHUVA- 1957

TARDE - 1950

Fontes:

Livro Mestres do Modernismo

0 Response to "Oswaldo Goeldi"

Postar um comentário