Menotti Del Picchia


Paulo Menotti Del Picchia, nascido em São Paulo, em 20 de março de 1892, foi um poeta, jornalista, advogado, político, romancista, cronista, pintor e ensaísta brasileiro. Era filho de Luiz Del Picchia e Corina del Corso del Picchia. Menotti Del Picchia iniciou seus estudos no Grupo Escolar de Itapira. Em 1903, fez um curso ginasial em Campinas, transferindo-se Pouso Alegre, em Minas Gerais. Nesta cidade, aos 14 anos, Menotti Del Picchia fundou o periódico Mandu, nele publicou suas primeiras produções literárias. Aos 16, já tinha escrito um romance, que, segundo ele, não passou de um terrível pastiche do Conde de Monte Cristo.
Em 1913, lançou o livro de poemas Poemas do Vício e da Virtude. Nesse mesmo ano, se formou na Faculdade de Direito de São Paulo. Após concluir seus estudos, voltou para Itapira, onde voltou como agricultor e dirigiu o jornal Cidade de Itapira. Fundou também o jornal político O Grito, que publicou o romance Laís e os poema Moisés. Publicou também o poema Juca Mulato, fundado em 1917 no jornal político O Grito, foi tão importante e fez tanto sucesso que Menotti afirmou que era um autor perseguido por um personagem.
Em 1922, junto com Oswald de Andrade, Mário de Andrade e outros jovens, participa ativamente da Semana de Arte Moderna.
Integrou no grupo do cinco (Tarsila do Amaral, Oswald de Andrade, Mário de Andrade, Menotti del Picchia e Anita Malfatti).
Em 1988, no dia 23 de agosto, o poeta morreu em São Paulo.

Fontes:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Menotti_Del_Picchia

http://www.mundocultural.com.br/index.asp?url=http://www.mundocultural.com.br/literatura1/modernismo/brasil/1_fase/menotti_picchia.html

Por Claudio no 08

0 Response to "Menotti Del Picchia"

Postar um comentário